domingo, 13 de outubro de 2013

Fertilização in vitro

A fertilização in vitro (FIV), conhecida popularmente como “bebé de proveta”, é um procedimento da reprodução assistida adotado quando a mulher, ou casal, que tem dificuldades de engravidar e quando já tentou outros tratamentos mais simples que não tiveram sucesso.
A   fecundação do óvulo pelo espermatozoide ocorre fora do corpo, em laboratório, ou seja, in vitro. Os embriões resultantes da fertilização são transferidos para o útero aproximadamente 72 horas após a captação de óvulos. É um procedimento muito exigente de ponto de vista emocional, físico e financeiro. Em regra os casais só podem recorrer à FIV nos casos em que as intervenções cirúrgicas, terapêuticas, farmacológicas e inseminação intrauterina não forem bem sucedidas. Antigamente apenas podiam recorrer à FIV os casais cujo os problemas de fertilidade resultavam de uma obstrução das trompas de Falópio. Atualmente a  FIV é também admissível em casais afetados por endometriose, infertilidade inexplicada a longo prazo e masculina grave.
É importante não subestimar as dificuldades que é necessário enfrentar ao longo do tratamento de FIV. Porém se o casal estiver preparado e falar aberta e honestamente sobre o assunto, o tratamento será muito fácil, independente do seu resultado final.
A maioria das clínicas de FIV possui um vasto material informático sobre o tratamento de FIV. É importante ler esse material, pois alguns aspetos do tratamento podem variar de clínica para clínica.
Após  ser selecionado para um tratamento FIV, o casal deve procurar informar-se sobre o modo e procedimento adotado na clínica que escolheu.
Uma vez estabelecido que a FIV é o tratamento adequado para a situação do casal, este poderá ser colocado numa lista de espera que pode variar consideravelmente dependendo da  clínica .No entanto é preferível esperar e realizar o tratamento na clínica de fertilidade onde foi tratado até ao momento, porque o casal já terá estabelecido uma relação com as pessoas que nela trabalham. Se não for possível realizar o tratamento nesse local , é aconselhável procurar um local porque a mulher terá de se deslocar frequentemente a clínica para consultas de acompanhamento.


Fontes- http://www.mundoeducacao.com/biologia/fertilizacao-in-vitro.htm  Acedido em 13-10-13
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?199  Acedido em 14-10-13

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.